Advogado Criminalista, conheça os direitos e deveres

Advogado criminalista

Para atuar como um advogado criminalista é preciso saber que para essa profissão existe alguns direitos e deveres que devem ser respeitados.

A advocacia criminal tem um papel de grande importância na sociedade, como a função de manter as relações de cidadania mais justa e adequada para todos. Portanto, para a atuação de um profissional desta área é necessário entender o que deve ou não fazer para que a lei seja aplicada corretamente.

Muitos não entendem as atividades que um advogado criminal exerce, achando que sua função é defender acusados de crimes ficando contra a sociedade, mas não é bem assim que funciona. Este profissional defende os direitos do acusado ou da vítima, atuando para que a lei seja de fato aplicada como deve ser perante o caso apresentado.

Direitos e deveres na advocacia criminal

Diante do caso apresentado em que o advogado criminal tem a função de elaborar estratégias de defesa ou acusação, o profissional deve e tem o direito de:

Expor os fatos conforme a veracidade

É necessário que os fatos sejam relatados com verdade sem qualquer alteração para beneficiar o caso. O cliente deve ter a responsabilidade de esclarecer o que aconteceu sem mentiras, sendo transparente com o relato, mesmo que possa resultar desfavorável.

Ter boa fé

A boa fé deve sempre se fazer presente na atuação de um advogado criminal, desse modo, o profissional que compromete a cooperar com a resolução caso de maneira célere. Agindo dessa forma a justiça é feita com transparência se tornando ainda mais forte.

Formular defesas com fundamento jurídico

Durante o caso o advogado deve apresentar sua defesa se pautando nos termos da advocacia criminal. Por isso, a defesa deve ser feita com base nos fundamentos jurídicos para evitar defesas que possam apresentar teses que fogem da seriedade ou que sejam carentes de sustentação para o caso do cliente.

Esses são apenas alguns dos deveres e direitos que um advogado criminal deve preservar. Um advogado experiente e especializado saberá respeitar todos eles, representando seu cliente com lealdade e com esforço para que a lei seja aplicada de forma correta.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *