Maria Augusta Saraiva é uma das figuras históricas do direito brasileiro. Ela foi nada menos do que a primeira mulher a começar a estudar direito, se formar e exercer a profissão em nosso pais.
Saraiva nasceu em 31 de Janeiro de 1879 em São José do Barreiro, um pequeno munícipio do interior do Estado de São Paulo. Ela se mudou para São Paulo capital aonde, na Universidade de São Paulo (USP), cursou direito em 1898.
Durante sua trajetória ela foi sempre considerada uma aluna exemplar. Chegando, inclusive, a ganhar uma viagem para a Europa como prêmio por seu notável desempenho.
Sua carreira pós faculdade foi tão notável quanto! Na advocacia criminal ela atuou em litígios perante a tribunais de júri sendo, novamente, a mulher pioneira nisso. Tendo importantes casos e trabalhando em mais de um escritório de advocacia criminal ela foi seguindo sua trajetória no direito.
Anos depois, ela mudou de área e começou a lecionar. Aonde também teve destaque.
Maria Saraiva faleceu em 1961 e em 2018 foi a primeira mulher a ser homenageada com um busto no Tribunal de Justiça de São Paulo.
Essa importante mulher abriu muitas portas e serviu como exemplo para muitas outra. Seu legado tem uma importância para inspirar muitas pessoas até o dia de hoje.