Você algum dia já deve ter ouvido falar em ética profissional, mas sabe exatamente o que é?
Infelizmente, nos dias atuais é muito comum encontrarmos pessoas prestando serviços sem ter a mínima ética necessária, ou seja, visualizam somente a obtenção de lucro, independentemente da qualidade do serviço.
O advogado penal também deve no atuar de sua profissão agir sempre pautado na ética profissional.
É o mínimo que se espera de um profissional que atua diariamente com as Leis brasileiras.
Ética – O que é
A ética nada mais é que um conjunto de regras de conduta. Com isso, o ser humano deve aprender no decorrer dos anos, o que é certo e o que é errado.
Na verdade, já será meio caminho andado ao sempre se lembrar do famoso ditado: “Nunca faça com os outros, o que não gostaria que fizessem com você”.
Ao ter sempre em mente este ditado, seja qualquer área de atuação, o profissional estará, em grande parte, atuando conforme a ética e a moral.
Ética – Qualidade essencial de um advogado
Um advogado que deseja ser reconhecido não somente por ser uma pessoa de boa índole, mas também por ser um excelente profissional, precisa atuar dentro da ética.
Os estudantes de Direito ainda no curso universitário possuem uma disciplina justamente para poder aprender o Estatuto da OAB.
Nesta disciplina, os estudantes aprendem sobre as condutas que devem e não devem ser adotadas na profissão.
Um advogado que atua de forma ética orienta sempre os seus clientes a não se aventurarem ajuizando ações impertinentes, por exemplo.
Se você é um estudante de direito e pretende se tornar um advogado criminal, tributarista, civilista, entre outros, deve desde já se conscientizar que para ser um excelente advogado, precisa ser e ter ética.
Ser um excelente advogado penal, mas não agir conforme o código de ética, trará somente complicações para a sua carreira, especialmente financeira, já que os clientes procurarão outro profissional.