As diferentes áreas do direito penal

gavel e algema

Um dos ramos mais conhecidos na área jurídica é o direito penal, o fato se dá aos diversos filmes e séries que apresentam a atuação deste profissional.

Na área do direito penal, temos diversos profissionais, como o promotor, defensores públicos, advogados criminalistas, delegados de polícia, entre outros.

Se você pretende atuar em uma das áreas do direito penal, é necessário ter formação jurídica, isto é, ser graduado em Direito. O curso universitário tem duração de 5 anos e somente pode ser feito de forma presencial.

Após finalizar o curso, para algumas áreas de atuação no direito penal, você precisará ter a chamada prática jurídica que é uma condição necessária para assumir determinados cargos, como de promotor, defensor, entre outros.

De todo modo, para pode seguir carreira como promotor, juiz, defensor, delegado da polícia civil ou federal, por exemplo, é necessário prestar concurso público.

Áreas de atuação no Direito Penal

Como informado anteriormente, é possível assumir inúmeros cargos ligados ao direito penal.

Abaixo, listamos alguns destes cargos:

  • Advogado criminalista

O advogado criminalista é aquele que faz a defesa de seus clientes nas ações empresariais, criminais e até mesmo em inquéritos policiais.

Ele é o responsável por elaborar diversos documentos jurídicos, como recursos.  É também quem requer o relaxamento ou revogação de prisão, impetra habeas corpus, pede liberdade provisória, requer a revisão criminal, entre outros.

  • Defensor público

O defensor público tem atuação similar ao do advogado.  A atuação do defensor público é exclusiva para aqueles que não possuem condições financeiras de arcar com sua defesa.

Inclusive, é possível fazer concurso para ser defensor público federal ou estadual.

  • Delegado da Polícia Civil

Ele é considerado o chefe da delegacia da Polícia Civil.  É o responsável por investigar as ocorrências criminais, mediar conflitos.

  • Magistrado

A grande maioria dos estudantes de Direito sonham em fazer concurso para Juiz e por isso, é considerada uma das carreiras mais cobiçadas.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *