A importância da Advocacia Criminal

O papel do advogado criminal na sociedade é de extrema importância, além de ser uma tarefa árdua, já que uma boa parte da população vê este advogado como “defensor de bandidos”, associando sua imagem não com o direito, mas sim com o delito. Porém, a realidade é bem diferente disso.

Para entender a importância de um advogado criminal, é necessário primeiramente saber que ele não defende o crime, mas luta pelos direitos daquele que está sendo acusado. Toda pessoa que está sendo acusada tem direito a uma defesa técnica e competente para o seu caso.

Este profissional é tão importante no esclarecimento da justiça que não se pode condenar ninguém que não possua um defensor, ou seja, até para uma pessoa ser condenada, ela precisa de um advogado em sua defesa.

O advogado criminal é muitas vezes a única esperança do cliente. Em crimes onde há muita repercussão social, não importando se o réu é culpado ou não, o acusado vai para o júri popular, geralmente condenado pelas emissoras de TV, que já formaram a opinião do jurado, restando apenas o trabalho e esforço do advogado para defender seu cliente, já que sem a presença do advogado é impossível haver justiça.

O dever deste profissional é defender seu cliente com coragem, zelo e destreza, lutar ao lado daquele que o constituiu, independente do crime pelo qual está sendo acusado.

O advogado criminal na relação advogado, juiz e promotor é o mais preocupado em defender as normas e princípios constitucionais. É ele quem levanta a bandeira das nulidades e irregularidades, e consegue, muitas vezes, virar o jogo e alçar a absolvição do réu.

Um bom advogado criminal irá debruçar sobre o processo e sobre as possibilidades defensivas para o seu cliente. O advogado criminal é a pedra fundamental da defesa dos direitos dos cidadãos.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *