Em que situações um advogado criminal pode te ajudar?

É muito comum existirem diversas dúvidas na hora de procurar um advogado. Principalmente quando se trata da especialização que o advogado deve ter para atender o nosso caso. Você sabe em quais tipos de situações um advogado criminal pode te ajudar?

Existem diferentes casos que um advogado criminal pode atender. Sendo que ele pode defender os interesses de vítimas ou de acusados de cometer um crime, sendo da acusação ou da defesa. Isso pode acontecer em diferentes  crimes como os de roubo, furto, crimes contra a vida, crimes sexuais, crimes digitais, de legítima defesa, fiscais e muitos outros.

Além disso, um advogado criminal pode atender crimes em áreas especificas como crimes eleitorais ou militares, terrorismo, crime organizado, narcotráfico, preconceito racial, crimes ambientais, corrupção etc. Ou seja, todas as condutas que são graves e podem prejudicar os bens ou a vida de outras pessoas ou da sociedade são considerados crimes e podem ser atendidos por um advogado criminal.

O direito criminal é muito amplo, sendo que o advogado pode atuar em diferentes cargos dentro da especialidade criminal. Alguns exemplos interessantes são:

  • A medicina legal: essa especialidade ajuda a entender o que ocorre durante a perícia;
  • A psicologia jurídica: o advogado criminal que trabalha na psicologia jurídica deve observar e decifrar o está por trás de uma fala, por exemplo;
  • Criminalística: o advogado criminal usa técnicas aplicadas durante uma investigação criminal, a fim de esclarecer o crime e identificar seus autores;

Um advogado criminalista deve ter conhecimentos aprofundados em Direito Constitucional, Administrativo, Direito Civil e Processo Penal. Assim, ele poderá atender o seu caso sabendo exatamente as leis que podem te auxiliar. Por isso, na hora de procurar um advogado criminal tenha em mente que você precisa conhecer suas especializações e um pouco da sua carreira.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *